Mamografia Digital

A mamografia digital é um exame de imagem que detecta alterações e anomalias nas mamas, como o câncer de mama. 
 
A mamografia digital é um exame simples, rápido e não invasivo, que pode detectar: Tumores benignos, Microcalcificações, Assimetrias, Espessamento do tecido mamário, Distorções da forma ou retrações. 
Para se preparar para o exame, é recomendado:
  • Agendar o exame alguns dias após a menstruação
  • Evitar o uso de desodorante, cremes ou talco na região das mamas e axilas
  • Informar ao profissional se tiver prótese de silicone
  • Levar os resultados de exames anteriores 

Densitometria Óssea

A densitometria é um exame de imagem que mede a densidade óssea do corpo humano, sendo um dos principais métodos para diagnosticar doenças como a osteoporose.

Quando o exame é indicado?

O exame é indicado para mulheres acima dos 65 anos e homens a partir dos 70, como forma de rastreio.  Além disso, a densitometria óssea é recomendada em algumas condições específicas. São elas:   – Pessoas com deficiência de hormônios sexuais;
– Quem usa alguns medicamentos (como anticonvulsivantes ou quimioterápicos); 
– Indivíduos com deficiência de cálcio ou vitamina D;  
– Pessoas com doenças como hipertireoidismo;  
– Fumantes e etilistas;  
– Sedentários; 
– Histórico familiar de fraturas.  

Consulta Ginecológica

A consulta com um ginecologista pode incluir: 
 
  • Conversa inicial sobre o ciclo menstrual, relações sexuais, e se a paciente tem alguma doença 
  • Exame de toque nas mamas 
  • Papanicolau, exame preventivo que rastreia as células do colo do útero 
  • Solicitação de exames complementares, como ultrassom, mamografia, colposcopia, ressonância nuclear magnética da pelve, vulvoscopia, entre outros 
  • Recomendação de retorno para verificar o resultado dos exames 
O ginecologista também pode: Prescrever anticoncepcionais, Colocar DIU (dispositivos intrauterinos), Acompanhar a saúde reprodutiva e a menopausa. 

Elastografia

A elastografia é um exame de diagnóstico por imagem que mede a elasticidade dos órgãos do corpo, ajudando a identificar doenças. Pode ser realizada por ultrassom ou ressonância magnética. 
 
A elastografia é indolor e não usa agulhas. O exame é simples e seguro, e pode ser usado para: Identificar ou descartar doenças, Avaliar a extensão de complicações, Indicar riscos ao paciente, Verificar o estágio de uma doença, Avaliar o sucesso de um tratamento. 
 
A elastografia hepática é um tipo de elastografia que usa o ultrassom para medir a elasticidade do fígado. O exame é semelhante a um ultrassom abdominal e dura cerca de 20 a 30 minutos. Para se preparar, é necessário: 
  • Jejuar por pelo menos quatro horas 
  • Evitar alimentos gordurosos e oleosos antes do jejum 
  • Não ingerir bebidas alcoólicas ou cafeína nas 24 horas anteriores 

Abdome Total

O ultrassom de abdome total ou ultrassonografia abdominal total é um exame que utiliza ondas de som para gerar imagens de órgãos e estruturas que estão localizadas no abdome. Por meio do ultrassom de abdome total é possível avaliar vesícula, rins, fígado, bexiga, pâncreas, baço, veia cava inferior e aorta.

Ultrassonografia

Também conhecida como ultrassom, a ultrassonografia é um exame de imagem que permite ao médico observar determinadas estruturas internas do corpo humano. Ela funciona por meio do uso de ondas ultrassônicas de alta frequência, que ecoam dentro do corpo do paciente. 

Por ser um exame não invasivo, indolor e seguro, o ultrassom é indicado principalmente para crianças e gestantes, buscando avaliar o estado dos órgãos dos pacientes. 

Cada tipo de ultrassonografia possui uma indicação específica. Confira algumas delas:Vias Urinárias – rins e bexiga;

  • Abdome Total – fígado, pâncreas, vesícula biliar, vias biliares, baço, rins, retroperitônio e bexiga;
  • Abdome Superior – fígado, pâncreas, vesícula biliar, vias biliares e baço;
  • Articulações – articulações e musculatura associada;
  • Partes Moles – hérnias, tumorações subcutâneas, parede abdominal;
  • Cervical – glândulas parótidas, submandibulares, sublinguais e nódulos cervicais;
  • Pélvica – bexiga, útero e anexos;
  • Próstata Suprapúbica – próstata, vesículas seminais e bexiga.

Articulação

Articulação pode referir-se a: 
 
  • A junção entre dois ou mais ossos, que permite a movimentação do corpo e a estabilidade do esqueleto. As articulações são também conhecidas como juntas. 
  • A maneira como se desenvolvem os argumentos e como eles são entrelaçados num texto, que é estruturado de maneira coesa. 
  • A união de duas ou mais partes unidas para um objetivo comum. 
As articulações podem ser classificadas de acordo com a sua mobilidade, que pode ser: 
 
    • Imóvel, como as articulações do crânio
    • Semi-móvel, como a coluna vertebral 
    • Móvel, como as articulações do joelho ou do cotovelo

      As articulações com maior mobilidade são revestidas por cartilagem e possuem líquido sinovial, que ajuda na sua proteção, nutrição e lubrificação. 
A dor nas articulações pode ser leve ou grave, e pode ser acompanhada de outros sintomas, como inchaço, rigidez e limitação de movimento. 

Exame 3D

O desenvolvimento da tecnologia nos últimos anos permite a realização de exames cada vez mais avançados, como o ultrassom 3D. Também chamado de morfológico, o ultrassom 3D transforma a imagem comum em tridimensional, permitindo que os pais tenham uma visão realista do filho. 

No entanto, o exame também é indicado para identificar e descartar a presença de algumas doenças que podem estar presentes no período gestacional. Quer conhecer mais sobre o ultrassom 3D? Leia o artigo que preparamos para você!

Exame 4D

ultrassonografia obstétrica ajuda mães e pais a se prepararem para a chegada de seus filhos e a tomarem precauções necessárias para que ele nasça com a melhor saúde possível. O tradicional ultrassom 2D é mais do que indispensável, mas e quanto ao 3D e 4D, você sabe quando precisa fazer?

Passam-se as semanas de gestação e as futuros pais logo começam a criar expectativas sobre o sexo e as feições do bebê. O ultrassom 4D foi uma verdadeira revolução nesse sentido, pois passou a permitir que as características do feto fossem identificadas com mais detalhes dentro do útero.

Pensando nisso – e também nas possibilidades a mais que o ultrassom 4D oferece -, vamos abordar neste artigo os detalhes exame, quando fazê-lo e quais as diferenças entre ele e o 3D. Continue a leitura!

Ecocardiograma Adulto e Infantil

O ecocardiograma é um exame que utiliza ondas sonoras para produzir imagens do seu coração. Com o teste é possível que o médico avalie e identifique possíveis doenças cardíacas, além de ser fundamental para o planejamento terapêutico e prognóstico delas.

Tireoide

A tireoide é uma glândula localizada no pescoço, em forma de borboleta, que produz hormônios que regulam o funcionamento de vários órgãos do corpo:
 
Quando a tireoide não funciona corretamente, pode liberar hormônios em excesso ou em insuficiência, o que pode causar problemas de saúde. Alguns sintomas de alterações na tireoide incluem:
  • Aumento ou perda de peso
  • Dificuldade de concentração
  • Queda de cabelo
  • Alterações de humor
  • Prisão de ventre
  • Sonolência
  • Desconforto na garganta ou pescoço
  • Palpitações e pressão alta

    A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia estima que 60% da população brasileira desenvolva algum nódulo na tireoide, mas nem todos são malignos.

Mama

Existem vários exames de mama, como a mamografia, o ultrassom e o exame clínico das mamas: 
  • Mamografia
    Um exame de imagem que ajuda a detectar o câncer de mama em estágio inicial. É recomendado para mulheres assintomáticas e para quem apresenta sinais suspeitos. O Ministério da Saúde recomenda a mamografia a cada dois anos para mulheres entre 50 e 69 anos. 
     
  • Ultrassom da mama
    Um exame indolor e não invasivo que usa ondas sonoras para detectar alterações nas mamas, como nódulos, cistos e espessamento do tecido mamário. Não há um período específico para realizar o exame, mas é recomendado que seja feito após o fim do ciclo menstrual. 
     
  • Exame clínico das mamas
    Um exame físico e ginecológico que pode detectar tumores de até 1 centímetro de profundidade. 
Para se preparar para uma mamografia, é recomendado não usar cosméticos nas mamas e axilas no dia do exame, e vestir apenas duas peças (calça ou bermuda e camiseta). 

Transvaginal

ultrassom transvaginal é muito importante para detectar complicações presentes no canal vaginal das mulheres e para acompanhar a gestação.

A Alta Excelência Diagnóstica sabe que fazer um exame em um local de confiança faz toda a diferença! Prezamos por segurança e confiabilidade de todas as nossas pacientes, oferecemos atendimento de altíssima qualidade e possuímos equipamentos de última tecnologia.

O ultrassom transvaginal é um exame de imagem não invasivo, capaz de avaliar o canal vaginal, colo do útero, útero, trompas de Falópio e os ovários da mulher.

As imagens fornecidas pelo exame são de extrema qualidade, o que possibilita observar irregularidades presentes nesses órgãos.

A avaliação serve para diagnosticar possíveis cistos, infecções, gravidez ectópica e câncer, que podem se tornar casos graves se não diagnosticados previamente.

Já durante a gravidez, o exame pode identificar sinais de aborto, acompanhar os batimentos cardíacos do feto, examinar a saúde da placenta e identificar irregularidades na vagina.

Marque suas Consultas ou Exames
através do nosso whatsapp!

Através do nosso canal criado especialmente para você que busca praticidade no atendimento. Basta clicar no botão ao lado e agilizar todo o processo com uma de nossa atendentes.

Inscreva-se para receber novidades!

Utilize o seu melhor e-mail e fique por dentro de notícias, novidades, 

Rolar para cima